Como combater a corrupção ?

O Ministério Público Distrito Federal em um passado não longínquo lançou uma campanha de combate à corrupção, mas qual foi o resultado? Atualmente, o Brasil está entre os países mais corruptos do mundo, mas isso parece não incomodar os que vivem desta ação que tanto assola a idoneidade da população brasileira. Segundo, o dicionário Júnior G. Mattos  da língua brasileira ser corrupto é sinônimo de ser: desonesto, aquele que se vende por dinheiro. Provavelmente, aqueles que fazem uso das cadeiras parlamentares e outros milhares de brasileiros que utilizam seus cargos e o poder para saquear a nação brasileira não se consideram corruptos, só pelo fato de não terem sido vendidos diretamente pelo dinheiro (em espécie).
Se analisarmos com mais precisão o verdadeiro sentido do ato corrupto iríamos perceber que tal tema é muito mais amplo do que possamos imaginar. Quantas vezes alguém parou para pensar que mentir para o filho é um princípio de corrupção? Inocentemente, uma pessoa promete ao filho de, dois anos, um bombom para que pare de chorar. Quando a criança se cala percebe que foi enganada, o pai mentiu assim a criança absorve este ato que irá influenciar toda sua vida.  A informação fica registrada no inconsciente deste indivíduo e ao se tornar adulto terá grande chance de ser uma pessoa desonesta. Porque quem tinha o dever de não engana-lo o enganou, portanto, o ato de ser aversivo a idoneidade faz parte de sua cultura, ele entende como correto tirar vantagem das coisas que não lhes pertencem.
Foi louvável a iniciativa do Ministério Público, mas a corrupção não será combatida apenas nas ruas e muito menos no cenário político. O resultado irá ser satisfatório quando este tipo de campanha tiver como alvo prioritário a família brasileira, assim, educaremos as famílias e estas, educarão seres decentes. Quando se tem crianças com princípios morais e éticos, sem dúvida também teremos homens de bem e com princípios de idoneidade. O início de combate a corrupção deve ser no lar, nas escolas e no poder público. Os três poderes não estão preparados para arrancar de seu âmago os corruptos, porque isto faz parte do aprendizado de seus membros. O Brasil só deixará de ser um país corrupto quando investir na educação de sua Nação.
                    
      Por: Bertoudo Matos
Especialista em Filosofia Política